22 de fevereiro de 2011

A NUVEM

Também chamada de computação nas nuvens, ou ainda computação em nuvem e originalmente conhecida como CLOUD COMPUTING, em inglês, ela é a porta de entrada para tornar a Internet um serviço público. Como a eletricidade. Nasceu em 2008 e é um instrumento que permite utilizarmos de qualquer lugar, e independente de plataformas variadas, múltiplas aplicações de internet sem tê-las instaladas em nosso próprio computador, com a mesma facilidade e sem ter que armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos. Se em termos pessoais é uma dádiva, imagina para as grandes empresas o que isso significa em termos de investimentos e manuseio da Tecnologia de Informação (TI).
Este modelo permite as empresas considerável redução dos investimentos na construção de gigantescos centros de dados espalhados pelos quatro cantos do mundo, no caso das empresas globais. E poupa às pequenas o dispêndio e administração de centro de dados. Os sistemas não mais precisarão ser instalados nos computadores pessoais ou das empresas. Com a NUVEM não mais será necessário comprar licenças de software nem manter enormes computadores em funcionamento, nem equipes para garantirem seu funcionamento e manutenção. Sem contar que esse sistema ao reduzir investimentos diminui os custos fixos e barateia os preços dos produtos. É a nova onda da internet. Temos dois exemplos práticos: para a pessoa física, é só entrar no gmail, do Google, e lá no canto esquerdo superior, bem em cima, tem um item chamado CONTATOS. Este nada mais é que o lugar onde você poderá armazenar toda a sua agenda, com nomes e endereços e acessar de qualquer computador onde quer que você esteja. Seja qual for o sistema operacional do seu telefone, contento que o aparelho seja SMART (inteligente) claro, a atualização de nomes e números acrescentados, tanto num quanto no outro, é feita automaticamente se ambos estiverem ligados, sintonizados. Você não necessita ter nenhum programa para efetuar essas tarefas e seus dados estarão armazenados na NUVEM. Não há perigo de contaminação por vírus e nem necessidade de backup. Ela, a NUVEM, tanto pode estar localizada num centro de computação do Google, na esquina de sua rua, ou numa das mais de 40 usinas de TI da empresa, localizadas nos quatro cantos do mundo.
No que diz respeito às empresas tem o Google Docs. Lá, qualquer usuário pode editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides e armazenar arquivos, sempre pela internet e sem nenhuma necessidade de ter programas específicos instalados em seu computador. Nenhuma preocupação com a segurança, com o hardware, com backup, com manutenção e com vírus. Além disso, você não necessita saber quem executa a ferramenta solicitada, as configurações exigidas, escalonamentos e onde está a localização física do centro de dados. Nada importa, basta que o usuário acesse a NUVEM. Existem muitos prestadores de serviços da NUVEM (Yahoo, Flickr, You Tube, Dropbox, Live Mesh, Panda Cloud, antivírus, Aprex) e muitos outros. Inclusive a IBM. Uma infinidade de serviços são gratuitos. Paga-se, normalmente empresas, quando se deseja a armazenagem de grandes, gigantescas fontes de informações. A mais interessante história sobre a NUVEM vem da Amazon.com a maior livraria virtual do mundo, nos Estados Unidos. Como vendem muito pela internet, tiveram a necessidade de criar sua própria NUVEM. E assim, como descrito no livro A GRANDE MUDANÇA, de Nicholas Carr, companhias e indivíduos podiam tornar-se filiais da Amazon com direito a comercializar os produtos dela em seus próprios sites, em troca de um pequeno desconto em cada venda realizada. Ela fornecia a essas filiais todas as ferramentas para que se conectassem, via internet, com seu banco de dados e recolhessem as informações sobre os produtos vendidos”.
O serviço funcionou tão bem que em 2002 foi criada a Amazon Web Services que não só permitia o acesso às informações do seu sistema operacional, como também abriria o próprio sistema a todos. Em 2003 a Amazon lançou no mercado o S3 e EC2 e seus clientes passaram a rodar programas de software diretamente no sistema da Amazon e usar seus computadores como se fossem deles, clientes. Os grandes investimentos em seu centro de dados para controlar e administrar vendas de varejo nas explosões de compras em datas especiais fez a empresa perceber que fora dessas datas o centro ficava ocioso. Daí para “vender” a NUVEM para a clientela foi um pulo. Usando esse serviço uma companhia qualquer pode acessar um site da Web ou rodar um software empresarial e até mesmo fazer funcionar toda uma empresa na Internet sem ter de investir em computadores do tipo servidor, sistema de armazenamento ou programas a fim. É a Internet virando serviço público, o seu próximo passo. Como explica Nicholas Carr você já teve que comprar uma secretária eletrônica. E depois comprar a fita para ela. Agora você simplesmente paga por um serviço de secretária eletrônica, isto quando ela não vem embutida e gratuita na compra de outros serviços telefônicos. Esse é a essência da virtualização, segundo ele.

ALELUIA,HILDEBERTO É JORNALISTA

Um comentário:

  1. ótimo artigo.

    Parabéns caro amigo.

    Vc está realmente antenado .Acho que em 5 anos o Google arrebenta com a Microsoft pque sem os HD para ler e armazenar acaba esse irritante tempo de

    ligar ,desligar e principalmente carregar o computador.

    Ou seja TUDO SERÁ INTERNET E NUVEM

    O Google está aperfeiçoando o CHROME exatamente acessar a “NUVEM “

    Meus filhos já trocaram o Internet Explorer pelo Google .

    BJS

    Alvaro

    ResponderExcluir