5 de novembro de 2015

A NETFLIX E MARCO POLO ( FINAL)

A NETFLIX, o canal de TV que faz sucesso na web investiu mais de cem milhões de dólares na série MARCO POLO. Já foi vista por mais de cem milhões de telespectadores em todo o mundo. Nunca a TV aberta investiu tamanha soma em nenhuma produção. A série da Netflix reproduz com fidelidade o cenário da narrativa e alimenta o mito sem limitações. Com roteiro preciso e deslumbrantes cenários a fabulosa história é recriada a partir de fragmentos de vários historiadores e do próprio livro AS AVENTURAS DE MARCO POLO. Após tres anos de viagem ele aportou na China e seduziu o Imperador.

Segundo Volkman, em seu livro A História da Espionagem, na página 62 “ foi uma escolha inteligente, a dos Doges de Veneza, porque Marco Polo havia se preparado muito bem. O Grande Khan ficou deslumbrado com ele que destilava tal qual uma enciclopedia virtual tudo que havia visto,vivido e ouvido na longa viagem. Alí seu destino foi selado. O Khan ficou tão deslumbrado que propôs a Marco que este passasse a servi-lo como enviado especial em várias missões diplomáticas no seu reino, o vasto império mongol. Uma situação mas que perfeita e adequada para um espião não poderia ser imaginada".

Por mais 17 anos Marco Polo iria ficar na corte e no império mongol. Encantado com os dotes do jovem Polo o Imperador caiu-se de amores por ele e o convidou para ser seu embaixador e enviado pessoal por seu longo Império.Por todo esse tempo ele enviou relatórios, informações de fontes privilegiadas, enfim uma coleta de inteligencia. Do próprio Imperador ele ficou sabendo, e repassou a Veneza, que os mongóis jamais retornariam para invadirem a Europa. O Kham, através de seu serviço de inteligencia havia descoberto e concluido que a Europa era um território de “rochas, gelo e árvores” inúteis para as grandes manadas de cavalos mongóis eixo dorsal do exército móvel do Khan. Seus milhares de cavalos necessitavam de imensas pastagens.

Todo tipo de informação a que tinha acesso Marco enviava aos seus superiores em Veneza, inclusive a confidência do Grande Khan que seu império não tinha o menor interesse em estabelecer bases comerciais na Europa. Isso para Veneza foi um grande alívio. Junto com as informações ele enviou também teares, astrolábios, bússolas, papel e macarrão.

Vinte e quatro anos depois de sua partida, em 1295 Marco Polo retorna à sua Veneza onde não foi reconhecido nem por seus parentes. Os viajantes convidaram parentes e conhecidos para um banquete de comemoração. Nas mesas eles apareceram com vestes cujas bordas quando foram descosturadas jorraram jóias de valores incalculáveis e entre elas safiras, rubis, granadas, diamantes e esmeraldas.

No nível da corte o astuto Marco foi recompensando financeiramente e com uma oferta especial: a melhor mansão de Veneza lhe foi oferecida pelos agradecidos Doges, além de barcos, escravos e prestígio. Tempos depois Marco Polo escreveria o primeiro best-seller popular da Europa intitulado LIVRO DE DIVERSAS MARAVILHAS DO MUNDO. Alguns séculos depois este livro foi reimpresso já com o título AS VIAGENS DE MARCO POLO. Trata-se, tanto um como outro, de um diário que evitava cuidadosamente qualquer alusão à sua verdadeira missão na terra que ele chamava de CATHAY.

Muito rico Marco equipa uma galera para combate e parte para guerra entre Veneza e Genova onde participaria da batalha naval perto da ilha de Curzola no mar Adriático em 1296. Os genoveses ganharam a guerra e levaram Marco Polo prisioneiro. Em Genova amargou tres anos de cativeiro. Na prisão conheceu Rustichello da Pisa. Rustichello era um homem de letras e se interessou avidamente por suas histórias. Como escrevia em francês provençal que era a língua falada por aqueles que não falavam o latim, Marco foi narrando e Rustichello escrevendo. Acontece que o italiano da Pisa era um romancista e há quem acredite que ele desenvolveu sua criatividade em cima da narração de Marco que chegou a ser ridicularizado por afirmar que os orientais usavam pedras como combustível para o fogo ( carvão) e caçavam leões de listras ( tigres).

Em 1323 em seu leito de morte Marco Polo revela às suas duas irmãs a verdadeira motivação de sua viagem e que ela fora concebida pelos Doges. Pediu-lhes que só revelassem o segredo muitos anos depois de sua morte e disse a elas que não havia contado nem metade do que viu. Existem historiadores que acreditam que Marco Polo não narrou nada do que viveu e sim do que ouviu de terceiros em sua longa viagem e desconfiam também que Rusttichello da Pisa, na prisão, tenha dado um colorido todo especial às narrativas de Marco. A precariedade da época não permite elucidar esse fatos e hoje conhece-se 140 manuscritos diferentes do livro.

Mitologia, história , fantasia, sonhos e mentiras tudo se mistura na vida desse fabuloso aventureiro do Século XIII. E foi nisso que apostou a Netflix para seu sucesso de audiência ao investir uma centena de milhões de dólares na serie. Mas não só ela: em seus anos dourados Hollyoowd também investiu. Existe no mercado uma mini-série MARCO POLO italiana ( DVD R$ 159,70 ) com 4 DVDs e com mais de oito horas de duração. Filmada na China, na Itália e Mongólia. A direção é de Giuliano Montaldo e no elenco estão Burt Lancaster, Ann Bancroft e Leonad Nimoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário