15 de março de 2011

QUERO VOTAR PELA INTERNET

O Brasil, através da Suprema Corte (Superior Tribunal Federal-STF) e dos ministros e juízes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em inúmeras ocasiões, ufana-se de possuir o sistema de votação mais avançado do mundo. A tal da urna eletrônica é tão decantada que até mesmo emprestada para países latinos já foi. Causa ufanismo também a rápida apuração dos votos após as eleições. No entanto, apesar do exagero e das loas às urnas eletrônicas eu não posso votar pela Internet. No dia da eleição, sob sol ou chuva, tenho que me deslocar até um determinado local, encarar filas e uma burocracia inexplicável para sufragar o meu voto. Eu e todos os brasileiros. Vivo num país onde quase tudo pode ser feito pela internet, mas não posso votar pela internet.
Cirurgias são feitas pela internet. O homem coloca naves espaciais, tripuladas ou não, na Lua, em Marte, em Plutão, em Netuno, pela internet. Aviões voam sem tripulação, pilotados por controles remotos. Robôs operam fábricas ultramodernas. Toda e qualquer transação bancária pode ser feita pela internet. Pago todas as minhas contas por lá. O Estado amplia a cada dia seus tentáculos arrecadadores pela internet. As notas fiscais são emitidas pela internet. A minha declaração de imposto de renda é pela internet. A Receita Federal nem aceita mais as declarações em impressos. Faço compras de artigos diversos e de supermercado, compro passagens aéreas e faço reservas de hotéis, tudo pela internet. Compro automóveis. Compro ingressos de teatro e cinema pela internet (não entro em filas). Solicito a emissão e agendo a retirada do meu passaporte pela internet. Registro queixa ao sistema policial na delegacia online nos casos de furto/roubo ou perda, de celular, de veículo, de objetos e documentos também pela internet. As informações fornecidas no registro são analisadas pela autoridade policial que disponibilizará o Boletim Eletrônico, para impressão, sem a interferência de ninguém. O tenis Nike que uso possui um chip na sola que armazena e envia todas as informaçõoes do meu corpo durante minha caminhada para uma central de dados via internet.
O mundo globalizado vive em perfeita sintonia em todos os setores sob uso massivo da internet. A medicina já permite, pela internet, a armazenagem de dados de um paciente, em seu celular, para, em casos específicos promover o atendimento via remota. Incorporou de tal forma a nova tecnologia que torna importante o seu uso em diversas especialidades médicas como a teleradiologia, a telecardiologia, a teledermatologia e a teleoftalmologia, entre outras, tudo pela internet. O ensino universitário cada vez mais ganha adeptos e à distância forma e ensina em quase todas as áreas do conhecimento humano. E, no entanto, no Brasil, não posso votar pela internet.
Senhores juizes ,magistrados e ministros judiciais. Já passou da hora do voto pela internet.

Aleluia Hildeberto é Jornalista

Um comentário:

  1. Excelente trabalho, e ótimo texto os UMAS E OUTRAS.
    Fico grato por socializar esse meio de comunicação, apesar de conhecê-lo apenas de vista e educadamente o cumprimentar quando estas em Barra do Rocha, há muito tempo já seu fã; e agora isso só tende a aumentar com esse novo contato virtual, algo que tem haver com as barreiras quebradas com a internet.
    Quero parabenizá-lo pelo portal e pelo excelente matéria, algo que realmente deveria ser implantado em nosso país visto a vasta tecnologia e o crescente uso da internet, visto que o IBOPE aponta para 73,9 milhões de brasileiros com acesso à internet e como disse a educação está se tornando cada vez mais “a distância”. Agora fica um questionamento: Já que existe conhecimento sendo passado pelas universalidades “EAD” via internet, qual seria o problema na liberação do simples voto usado de dois em dois anos? Leis absurdas, ou diríamos valoráveis as partes, sempre são aprovadas e o povo não tem o poder de interferir. De que eles têm medo na realidade?

    Depois faça uma visita no meu Portal de Noticias, já sou seguidor!!!.

    http://orgulhobarrochense.blogspot.com

    Com apreço, Lauro Elisio.

    ResponderExcluir