16 de novembro de 2010

PARA LER E PENSAR

Agência Rio de Notícias
23/12/2010

CONFIRA A NOVA COLUNA DE ALELUIA HILDEBERTO
PARA LER E PENSAR
23/12/2010
Quem já parou de frente para uma banca de jornal e olhou detalhadamente nos títulos de revistas exibidos sabe que o setor campeão é o de moda. A quantidade de revistas de modas, e comportamento, é impressionante. É um claro sinal de que este mercado é promissor e ativo. Mas o que muitos não sabem é que as revistas vêm perdendo seu posto de principal veículo divulgador da moda. A exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, o setor fashion já descobriu o novo filão de divulgação dos seus produtos: a blogosfera. Levantamento realizado pela revista Vogue Paris dá conta de 45 blogs de moda como o novo formador de opinião nesta área, feminina, que movimenta bilhões de dólares por ano aqui no Brasil. Somente a empresa YES, cosméticos, tem parceria e patrocínio com mais de 200 blogueiras, sendo que o principal é o blog www.garotasestupidas.com.br. Este tem algo como 65 mil visitas por dia. Se somarmos a quantidade de visitas, mensais, somente a este blog, o total bate a tiragem de todas as revistas de moda do Brasil. E o mais incrível de tudo isso, as blogueiras são amadoras. Além do blog Garotas Estúpidas, cuja titular é uma jovem pernambucana de 23 anos que vive em Recife, três outras blogueiras desfrutam de sucesso estrondoso na internet com um número de acessos diários variando entre 20 e 50 mil cliques. Joana Argenta tem 14 anos de idade e se inspira em sua congênere americana da mesma idade, Tavi Gevinson. Não vai a shoppings nem a desfile de modas, mas é uma campeã na hora de oferecer dicas de moda, beleza e estilo em seu blog www.poderosasegirlies.blogspot.com. Mora no interior do Rio Grande do Sul, numa cidade chamada São Sepé, de 25 mil habitantes. De lá fala para 40 mil pessoas todos os dias em todo o Brasil. Ainda nessa faixa de público temos a Mariah Bernardes Maia de Araçatuba, interior de São Paulo com o blog www.blogdamariah.com.br. Completa o grupo duas jornalistas de São Paulo, capital, Lelê Saddi do blog www.blogdalelesaddi.glamurama.uol.com.br e a Helô Gomes com o blog www.sanduichedealgodao.com.br.
Estas quatro moças falam para mais de 150 mil pessoas diariamente. Sozinhas, sabe-se lá como, pesquisam, produzem, copiam, desenham, colam e mostram na telinha o que faz o mundo em matéria de moda. O custo de produção é irrisório se comparado a uma página de fotos de uma revista de moda qualquer que venda 20 mil exemplares/mês. Esses blogs estão cheios de anúncios e algumas delas declaram que não aceitam todos que desejam lá anunciar. Considera que é muita responsabilidade fazer indicações de compra e uso e só indica o que usa. Não se pode afirmar que elas tenham um modelo de negócio estruturado e acabado para a internet. Mas pode-se olhar, pesquisar, estudar e ficar de olho nesse exemplo. Até aqui tudo indica que esse será um dos caminhos, do futuro, para os produtos que irão substituir a velha mídia.
ALELUIA, HILDEBERTO É JORNALISTA

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