15 de dezembro de 2013

INFORMAÇÃO, ESPIONAGEM E BISBILHOTICES (I) NAVEGANDO NESSE UNIVERSO

A espionagem está na ordem do dia. Vamos navegar por ela ao longo da história até nossos dias. Ela está na pauta primeiro pelo vazamento sucessivo de informações tidas como confidenciais de órgãos de inteligência e espionagem do governo americano. E segundo porque a Internet vem mudando radicalmente a forma como o mundo se espiona desde que o mundo é mundo. Os primeiros espiões conhecidos datam de antes de cristo nos exércitos do Rei David, Salomão, Nabucodonosor e mais uma dezena de reis que habitaram o oriente médio, cerca de dois mil anos antes de Cristo portanto.

Naquela época se brigava e matava muito A maioria das guerras visava a conquista de terras. Havia um troféu cobiçado por todos: JERUSALEM. Foram muitas as conquistas e perdas da cidade de Jerusalém naqueles dois mil anos antes de Cristo e nesses quase dois mil depois dele. E todos os invasores se valiam de seus sistemas de informações. Isso está descrito em detalhes no magnífico livro JERUSALÉM, a Biografia ( Simon Sebag Montefiore- Editora Companhia das letras- 798 páginas, 2013).

Em querendo se aprofundar vá à página 117 e saiba em detalhes como se dá a assunção da dinastia dos Herodes ( 40 a.C.- 10 d. C.) dando inicio ao longuíssimo ciclo de reinado do Império Romano. Mais tarde, nos anos 70 da era cristã, Tito, filho do Imperador Vespasiano, com seu numeroso exército ficou meses à espreita, sofrendo duras perdas até tomar e destruir a cidade de Jerusalém. Não por acaso seu triunfo só foi possível quando ele recuou e se organizou na base das informações. O esquema de informações e espionagem é quem garantia as vitórias dos exércitos. Como hoje ainda. Como sempre.

Mais era uma rede de informantes, aleatórios, que viviam a soldos dos salteadores que os usavam como espiões para atacar as cidades. As duas mais antigas rede de informações organizadas e institucionalizadas datam dos séculos XVII e XVIII . Na França, no reinado de Luis VIX, no século XVII, aquele que dizia O ESTADO SOU EU, e na Rússia de Catarina, a Grande, no Século XVIII. Entre um e outro surgiu e triunfou Napoleão Bonaparte com seu exército de guerreiros e informantes. Mas foi graças ao incipiente serviço de informações montado pela Czarina Catarina que o guerreiro Napoleão perdeu seu maior troféu: a Rússia. No final do Século XVII sistema de informação estava disseminado por quase todas as nações. No Brasil imperial, dom Pedro 1º criou o Serviço Nacional de Informações, "com vistas à Segurança Nacional de Defesa", que investigava possíveis insurreições nas províncias.

Na Primeira guerra mundial, no começo do Século XX, todas as nações passaram a possuir um sistema de informação e espionagem, institucionalizado. Hoje, todos os países dispõem de órgãos de inteligência , eufemismo de espionagem, que atuam nos âmbitos interno e externo, com maior ou menor alcance e eficácia, a depender de sua dimensão como potência. No Brasil, temos a Abin (Agência Brasileira de Inteligência);.

Um comentário:

  1. Grande abraço meu irmão.. Parabens pelo blog..Estivemos juntos no aniversario do amigo Alvaro... Passe pelo meu twitter vinicius roseira
    Vamos nos falar...
    Feliz 2014
    Paz

    ResponderExcluir